Artigos


Voltar «
Guardar o coração - Clóvis Kuwahara

Guardar o coração - Clóvis Kuwahara

25/10/2016

“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.”

Proverbios 4:23

 

Ao ler essas palavras, a impressão que temos é que o nosso coração é valioso e que devemos ter muito cuidado com ele. E é verdade. Assim como cuidamos do coração físico, tomando cuidado com a alimentação, fazendo exercícios físicos e “check-ups” frequentes, assim devemos fazer com esse coração do versículo citado. O significado desse coração transcende a vida física. Diz respeito às nossas emoções, sentimentos, pensamentos, alma...

Então quer dizer que não basta cuidar do coração que palpita para que não morramos? Isso mesmo. Desde que entendamos o que é vida para nós. Para alguns vida é respirar. Para outros é sair toda noite para a balada, e beber um monte. A outros é correr, praticar exercícios. A outros ainda é poder viajar para os quatro cantos do mundo. Muitas vezes a nossa definição de vida é muito restrita. E a única maneira de entender toda a plenitude da vida, é conhecendo e buscando constantemente a Jesus. Foi Ele que falou em João 10:10 “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; e eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundancia”. Essa vida é aquela que engloba a vida física, espiritual e emocional. É a vida que temos aqui como homens e mulheres em nosso dia a dia, bem como a vida espiritual.

Cabe a cada um de nós escolhermos onde vamos “guardar” o nosso coração. Pois como diz em Mateus 6:21 “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”. O nosso coração estará guardado onde estiver o nosso tesouro. Agora, o que escolhemos como o nosso tesouro? Talvez quando jovens escolhemos como tesouro a pessoa amada, e entregamos nosso coração a ela. Outras vezes, quando adultos, temos como tesouro a nossa profissão, e lá está o nosso coração. Algumas vezes como perdidos, nosso tesouro está nos vícios, quaisquer que sejam, abrigando, então o nosso coração.

Onde está o seu coração agora? Onde está o seu tesouro?

Somente em Deus teremos o abrigo verdadeiro ao nosso coração. Somente Ele cura, restaura, fortalece e nos dá a razão de viver. Pense nisso.

 

“Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.”

Jeremias 29:13

 

 

Clóvis Kuwahara